terça-feira, 19 de maio de 2015

Homem que perdeu os dedos das mãos e dos pés

Olá meus queridos, a paz de Cristo!

Mais um você sabia com mais uma curiosidade
Na bíblia nós encontramos uma história de um homem que perdeu uns dedos das mãos e dos pés;
Adoni-bezeque era o nome do homem. Esse camarada foi um rei muito famoso por suas crueldades e quando ele vencia guerras ele arrancava os polegares das mãos e dos pés dos seus inimigos.
Em um certo momento o povo de Deus terá que se encontrar com esse rei e é aí que a história desenrola.
Judá, de Israel, sai então contra Adoni de Bezeque e trava uma luta contra ele... Judá vence e Adoni tenta fugir, mas Judá o alcança e faz com Adoni exatamente o que ele fazia com seus inimigos. Tirou-lhe uns dedos das mãos e dos pés. Que tenso!

Para acompanhar melhor assista o vídeo.


Potifar, Eunuco de Faraó

Olá meus queridos a paz do Senhor!

Mais um você sabia. E nesse post, meio atrasado por sinal, vamos continuar com nossa saga de curiosidades bíblicas. Desta vez vamos falar de um tema um tanto polêmico que é sobre o estranho caso de Potifar o eunuco de faraó.
Quando falamos "Potifar, Eunuco de Faraó" nos remetemos automaticamente à história de Potifar e José, filho de Jacó. Isso mesmo aquele José que foi vendido por seus irmãos e se tornou governador do Egito. Num certo período da história José acaba morando na casa de um oficial Chamado Potifar e como José era muito formoso a mulher de Potifar então resolve paquerar o jovem que não cede às suas propostas e acaba sendo preso por uma calúnia criada pela mulher de Potifar.
Após contar essa história definiremos eunuco como servo do rei responsável geralmente por um harém e que era castrado talvez para não poder ter nenhum tipo de relações com as mulheres do harém do reino. Os eunucos geralmente não eram casados. Por isso ao falarmos Potifar, eunuco de faraó entramos em alguns conflitos rs.
Mas vamos lá. Dentro do conceito dado há algumas exceções. Os eunucos nem sempre eram responsáveis pelo harém, às vezes eram capitães reais e serviam diretamente ao rei como se fossem um braço direito. Alguns eunucos poderiam se casar. No caso de Potifar vimos que ele era casado, mas, era eunuco. (Gn 39,1). Infelizmente o "castramento" não era exceção pra nenhum tipo de eunuco :').


Acompanhe também o vídeo deste post