quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O grande líder que foi morto por uma mulher

Olá meus queridos! A paz de Cristo para a sua vida! A curiosidade de hoje é sobre um grande soldado que foi morto por uma mulher e algumas coisinhas mais. Vamos nessa!
Abimeleque era filho bastardo de Jerubaal (o famoso Gideão) - Jz 9 – além de Abimeleque jerubaal teve ainda outros 70 filhos legítimos que assumiriam a liderança de Israel após a morte de seu pai. Porém Abimeleque era um estrategista e convenceu o povo a ficar ao seu lado e elegê-lo como seu mais novo líder usando o seguinte argumento: “Qual é melhor para vós, que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós, ou que um homem sobre vós domine? Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa. Juízes 9:2.
Abimeleque então se tornou líder de Israel e mandou matar os seus 70 meios-irmãos, porém um deles conseguiu fugir e esse se chama Jotão. Enfim Abimeleque se tornou um grande guerreiro e sempre com estratégias incríveis ele destruía qualquer nação que se levantasse contra ele. Só pra citar uma de suas sacadas mais interessante era a forma como ele destruía o povo quando eles se escondiam em fortalezas: ele cortava lenhas e colocava às portas das fortalezas e depois queimava tudo, assim todos os que estavam lá dentro morriam. (Jz 9.46-49)
Certo momento, ao tentar executar essa “tática” para matar o povo de Tebes Abimeleque cercou uma torre fortificada onde todo o povo havia se refugiado e ao colocar as lenhas para incendiar a porta da torre, uma mulher jogou uma pedra de moinho na cabeça e rachou o crânio dele (Jz 9.53). Essa pedra de moinho (ou mó) era usada para moer os grãos e transformá-los em pó. Ela tinha diversos tamanhos e pesos, mas é certo que se qualquer uma delas atingirem a cabeça de alguém de fato racharia o crânio.



Para se ter uma ideia do peso dessa pedra no novo testamento ela é citada por Jesus em uma comparação que ele faz em Mateus 18.6. Ele sugere que se alguém amarrar uma dessas pedras e se jogarem ao mar certamente morreria afogado por causa do peso dela. Enfim chegamos a conclusão de que a pedra era bastante pesada e que Abimeleque deu uma de machista ao pedir para que seu moço (o homem que levava as suas armas) matasse ele para que as pessoas não soubesse que ele fora morto por uma mulher.

Um comentário:

  1. Mto rico esse estudo sobre Abimeleque e Jotão!! Tenho lido bastante sobre essa passagem!

    ResponderExcluir